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A busca de óbito é uma pesquisa que ninguém gostaria de realizar, porém, em algumas ocasiões é necessária.
Muitas pessoas desaparecem e suas famílias não têm ideia do que ocorreu.
Se houver morte dessas, as autoridades públicas realizam o procedimento e até mesmo o registro do óbito.
Essas informações são compartilhadas pelos cartórios de registro civil e outras entidades sem fins lucrativos.
Veja quais são os meios para se obter esses dados e fazer a busca de óbito de uma pessoa.
Busca de óbito: Como funciona?
Para fazer a busca de óbito, você necessitará de algumas informações básicas da pessoa que se supõe morta:
- RG
- CPF
- Nome completo.
Outro aspecto é que a busca utiliza os registros nos cartórios civis brasileiros, além do que é documentado por funerárias, crematórios, serviços de apoio, associações, dentre outros.
Se baseia nas certidões de óbito que foram emitidas, não existindo este documento, você precisa procurar canais de pessoas desaparecidas (adiante terá mais detalhes).
No primeiro tipo de pesquisa mencionado acima, você tem dois caminhos:
- Internet
- Cartório.
A busca do óbito pela internet é feita em alguns portais criados por Ongs, dentre os mais conhecidos está o site Falecidos no Brasil.
De maneira geral, as etapas desse tipo de consulta online são:
- Informar o nome completo
- Em seguida para filtrar melhor o resultado, é possível inserir o estado e município onde ocorreu a morte
- É mencionado o nome da mãe da pessoa falecida para confirmação.
Outro modo para fazer a busca é indo pessoalmente a um cartório.
Esse é um procedimento mais complicado, pois é preciso saber onde a pessoa faleceu.
Toda essa procura é importante, se houver necessidade de finalizar processos como partilha de bens ou outras disputas judiciais que envolvam os herdeiros, por exemplo.
A busca pode ser feita pela internet pelo CNF (Cadastro Nacional de Falecidos), um portal disponibilizado por uma organização não-governamental.
Em seu banco de dados estão mais de 50 milhões de certidões cadastradas.
O serviço de consulta é gratuito, e você tem a disposição meios de contatos para tirar dúvidas para confirmar a identidade da pessoa falecida.
Consulta de pessoas desaparecidas
O cadastro de pessoas desaparecidas é talvez o passo inicial antes da busca de um óbito.
Essa consulta confirmará se parente ou amigo é dado como desaparecido pelos órgãos federais.
Assim, o Ministério da Justiça e Segurança dispõe esse tipo de pesquisa no aplicativo Sinesp Cidadão.
Por ele é possível verificar desaparecidos a partir de filtros como:
- Faixa etária
- Região
- Período
- Nome completo.
Com essa confirmação do desaparecimento, seguir a procura nos registro cartoriais é a fase seguinte.
Vale dizer que, ocorrendo tal situação, a comunicação de pessoas desaparecidas deve ser formalizada.
A família precisa ir numa delegacia de polícia civil registrar o sumiço, o que permite uma investigação das autoridades.
É dessa forma que você pode fazer a busca de óbito, verifique qual formato é mais viável para realizar a pesquisa e agilizar o processo que esteja participando.
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