Certidão de Inteiro Teor para Dupla Cidadania - Italiana - Portuguesa

Certidão de Inteiro Teor Para Dupla Cidadania Italiana

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 17 jul 19
Certidão de Inteiro Teor para Dupla Cidadania - Italiana - Portuguesa

Certidão de inteiro teor para dupla cidadania italiana

Buscando a obtenção da dupla cidadania italiana o candidato deve apresentar o maior número possível de provas de sua descendência italiana.

A certidão de inteiro teor é uma exigência para a emissão da cidadania italiana atualmente.

Ela se diferencia da certidão comum pois reproduz integralmente o que está escrito no livro de registro. Sendo assim, palavra por palavra e não apenas os itens principais.

Isto a torna um documento exigido para a obtenção da dupla cidadania. Pois pode confirmar informações não apresentadas pelo documento padrão, mas de conhecimento da história de sua família.

Agilizando o processo pra certidão de inteiro teor para dupla cidadania italiana

Algo muito útil para facilitar todo o processo, bem como para a organização dos pedidos das certidões a fim de evitar realizar o pedido de uma certidão sem necessidade é desenhar uma árvore genealógica.

Esta, precisa conter as datas de nascimento, casamento e óbito de sua linha direta. Logo, precisará relacionar até seu familiar italiano que veio ao Brasil.

A fim de ter maior precisão das datas de nascimento e óbito de familiares mais distantes, é interessante visitar seus túmulos. Pois nas lápides muito provavelmente consta as datas de nascimento e óbito.

O que diferencia de uma certidão normal?

Certidão de inteiro teor, é um tipo de certidão. Ou seja, as certidões de nascimento, casamento e óbito comuns possuem uma forma resumida dos dados. Estas contendo os dados principais e mais comumente necessários.

Já nas certidões de inteiro teor consta tudo o que foi escrito no livro do cartório onde foi realizado o registro. Tanto do nascimento, casamento ou óbito.

As certidões de inteiro teor podem ser emitidas de forma datilográfica/digitada ou reprográfica/fotocópia.

Saiba Mais: Certidão de Inteiro Teor e de Breve Relato – Diferenças

As formas de certidão de inteiro teor para dupla cidadania

A certidão de inteiro teor, de forma datilográfica é a mais comum. Nela o escrivão lê e digita tudo o que consta no livro de registro oficial.

Já a forma reprográfica da mesma certidão nada mais é do que uma fotocópia da página do livro, onde se encontra o registro.

Assim sendo, a forma reprográfica pode além dos textos apresentar as assinaturas originais da data do registro, bem como carimbos e selos de época, sendo assim mais completa, mas ainda não exigida para a dupla cidadania italiana.

De quem eu preciso ter as certidões de inteiro teor?

Para o pedido de dupla cidadania italiana você deve levantar as certidões de inteiro teor de nascimento e casamento. Além, é claro, da certidão de óbito de inteiro teor para os familiares já falecidos, de toda a linha hereditária que te liga ao familiar italiano.

Ou seja, as esposas ou outros filhos de seus ancestrais não se faz necessário para a obtenção da sua dupla cidadania.

E se o nome estiver diferente no registro?

Caso você seja o primeiro de sua família a buscar a dupla cidadania, é muito provável que irá ser necessário realizar, em algum momento de sua árvore genealógica, alguma retificação de nome em algum registro ou certidão. Estes casos, principalmente por algum nome que tenha sido erroneamente entendido pelo escrivão e documentado de forma diferente em diferentes documentos, ainda que se tratando da mesma pessoa.

Então o primeiro passo é perguntar a seus pais sobre seus avós e bisavós, até chegar ao seu parente que veio da Itália, se não for possível, pergunte também aos seus tios, irmãos de seus avós, ou quem quer que você possa perguntar.

Uma boa iniciativa é entrar em um grupo de sua família no facebook, assim pode achar mais pessoas, que saibam mais sobre a linha que os liga a quem veio da Itália, para dar encaminhamento as certidões de inteiro teor e o pedido de dupla cidadania.

Referências e Observações

Realizamos a emissão da 2ª via atualizadas em Breve Relato ou Inteiro Teor de nascimento, casamento, óbito.

Para solicitar a certidão clique aqui.

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe e ajude a divulgar este material gratuito!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Qual é o valor da Certidão de Inteiro Teor?

Qual é o valor da Certidão de Inteiro Teor?

Tem interesse em saber mais sobre o valor da certidão de inteiro teor? Aqui a gente te mostra em detalhes! A certidão de inteiro teor é um documento emitido por cartórios de registro civil que contém todas as informações do registro original de nascimento, casamento,...

ler mais
Como fazer abertura de firma?

Como fazer abertura de firma?

A abertura de firma é um ato que garante a segurança contra a ação de ação de indivíduos mal-intencionados, evitando falsificações de assinaturas. Ela é importante por diversos motivos, e pode ser realizada em cartórios, sendo necessários alguns documentos. Quer saber...

ler mais