Quanto é o valor da Certidão de Óbito? - Certidão de Inteiro Teor

Quanto é o valor da Certidão de Óbito?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 1 abr 24
valor da certidão de óbito

Precisa saber qual é o valor da certidão de óbito antes de fazer a emissão? Aqui você pode saber mais sobre esse documento.

A certidão de óbito é um documento de fundamental importância na sociedade, trata-se de uma peça chave que atesta oficialmente o falecimento de uma pessoa.

Este documento não só oficializa a morte como também é essencial para a conclusão e execução de diversos procedimentos legais após o falecimento de uma pessoa.

Saiba mais detalhes sobre o valor da certidão de óbito e outros detalhes importantes nos próximos tópicos.

Valor da certidão de óbito: Quanto custa?

Sobre o valor da certidão de óbito pode variar de acordo com seu modelo, veja abaixo os preços:

Importante deixar claro que os valores acima não incluem as taxas de entrega, para ter um custo aproximado com a entrega, nos disponibilizamos uma Calculadora de Valores.

Você pode emitir uma certidão de óbito da seguinte maneira:

  1. Clique em pedir sua certidão
  2. Informe seu nome completo, e-mail, telefone de contato e aceite dos termos
  3. Clique na opção de certidão que você precisa
  4. Informe o estado, cidade e nome do cartório
  5. Insira os dados da certidão
  6. Escolha a opção de certidão de óbito
  7. Informe seus dados de cadastro e/ou entrega
  8. Realize o pagamento e aguarde a entrega da sua certidão.

valor da certidão de óbito

Quais informações contém uma certidão de óbito?

A certidão de óbito é emitida pelo Cartório de Registro Civil e contém informações precisas, que são divididas em três categorias principais:

  • Dados do Falecido: inclui o nome completo, sexo, idade, cor ou raça, estado civil, naturalidade, profissão, CPF, identidade e a filiação do falecido. Caso o falecido seja menor de idade, os dados dos pais são ainda mais relevantes
  • Informações sobre o Óbito: a data, hora e local onde ocorreu a morte são registrados com precisão. Também são incluídas informações sobre a causa da morte, declarada por um médico ou por uma autoridade competente em casos onde não é possível determinar a causa imediatamente
  • Dados do Registro: o número do termo, o livro e a folha onde o óbito foi registrado, a data do registro e o nome do declarante (geralmente um familiar ou uma pessoa próxima) são apresentados. Além disso, a certidão detalha a presença ou não de testamento conhecido e se o falecido deixou bens.

Este documento também pode incluir informações adicionais caso existam circunstâncias especiais, como morte violenta, onde o óbito deverá ser registrado com a devida observação do laudo necroscópico e da investigação policial.

O processo de obtenção da certidão de óbito começa com a declaração de óbito feita por um médico ou, na ausência deste, por duas testemunhas que tenham presenciado ou constatado a morte.

Com essa declaração em mãos, os familiares ou responsáveis devem dirigir-se ao cartório de registro civil mais próximo do local do falecimento para efetuar o registro oficial.

Tendo em conta todas as informações sobre o valor da certidão de óbito no cartório e suas funcionalidades, você pode emitir diretamente da sua casa pelo Certidão de Inteiro Teor.

Para mais informações sobre certidões, acompanhe as publicações disponíveis no nosso site!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Para que serve a transcrição de certidão de nascimento?

Para que serve a transcrição de certidão de nascimento?

A transcrição de certidão de nascimento é um processo administrativo fundamental para muitas pessoas, especialmente aquelas que lidam com situações internacionais de residência ou cidadania. Entender sobre esse conceito é importante, visto que impede imprevistos...

ler mais
Qual é o valor da Certidão de Inteiro Teor?

Qual é o valor da Certidão de Inteiro Teor?

Tem interesse em saber mais sobre o valor da certidão de inteiro teor? Aqui a gente te mostra em detalhes! A certidão de inteiro teor é um documento emitido por cartórios de registro civil que contém todas as informações do registro original de nascimento, casamento,...

ler mais