Apostila de Haia - Quais cartórios podem emitir?

Apostila de Haia – Quais cartórios podem emitir?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 14 fev 17
apostila de haia

A Apostila de Haia, utilizada para validação de documentos que serão utilizados no exterior e que foram emitidos aqui no Brasil, entra em nova fase. As novidades facilitarão, para o usuário, a validação dos documentos necessários e diminuirão o tempo gasto nesse processo.

Quais cartórios das capitais emitem a Apostila de Haia?

Utilizada desde 1965 pelos outros países signatários da Convenção de Haia, a Apostila de Haia só foi regulamentada no Brasil em janeiro de 2016 e entrou em vigor em agosto de 2016. Porém, apesar de visar a diminuição da burocracia necessária para validação de documentos que seriam utilizados no exterior, o início da implantação do sistema não teve exatamente esse resultado.

Na primeira fase da utilização da Apostila de Haia, os serviços extrajudiciais de todas as capitais dos Estados e Distrito Federal foram os responsáveis pelo apostilamento dos documentos, como está especificado no site do CNJ – Conselho Nacional de Justiça:

“De acordo com o §1º do artigo 6º da Resolução CNJ 228/2016, o exercício da competência para emissão de Apostilas pressupõe autorização específica individualizada da Corregedoria Nacional de Justiça. Diante disso, cartórios de fora das capitais que desejem emitir a Apostila deverão providenciar requerimento formal, explicitando os motivos pelos quais desejam ser incluídos no rol das autoridades apostilantes brasileiras, cabendo à Corregedoria a análise da conveniência e da oportunidade do pedido, nos termos do artigo 19 da mesma Resolução. Informamos que num primeiro momento, contudo, o serviço estará restrito aos cartórios das capitais”.

Como fica a prestação do serviço a partir de 2017?

Porém, visando um melhor atendimento aos usuários e uma melhor penetração do serviço, o Corregedor Nacional de Justiça, o Ministro João Otávio de Noronha autorizou que o serviço passe a ser prestado pelas autoridades dos estados e pelas serventias do interior dos Estados. Assim, os Tribunais de Justiça – TJ – dos estados do Rio de Janeiro, Sergipe, Amapá, Acre e Rondônia têm autorização para início dos trabalhos de prestação do serviço de apostilamento a partir da data de 23 de janeiro de 2017. Os demais Estados deverão realizar estudo e envio de lista enumerando quais serventias extrajudiciais do interior possuem condições de prestação do serviço de apostilamento, para posterior autorização e credenciamento pela Corregedoria Nacional de Justiça”.

Porque outros cartórios estão realizando o apostilamento?

Quem sai ganhando nessa nova fase do procedimento é o usuário. Se antes era necessário aguardar, além do prazo regulamentar necessário para a emissão da Apostila de Haia, o prazo de envio entre as serventias extrajudiciais da cidade de origem e das capitais dos respectivos Estados, e vice-versa, fazendo com que o processo ficasse parado, em alguns casos, perdendo prazos. Na nova fase, somente o prazo de emissão será necessário aguardar.

Porém, é importante ressaltar que as serventias que receberem a autorização para a realização do serviço de apostilamento deverão se responsabilizar pela prestação do serviço. O papel-moeda necessário para a prestação do serviço, por exemplo, deverá ser adquirido perante a Casa da Moeda, não sendo esta responsável pela manutenção de estoque, necessário para a continuidade do serviço. As serventias que descumprirem as orientações ficam sujeitas ao procedimento administrativo disciplinar cabível.

Todos os serviços de notas e de registro de todas as capitais dos Estados e do Distrito Federal devem prestar o serviço de apostilamento, de acordo com o Provimento nº 58, publicado em 9 de Dezembro de 2016, mesmo Provimento que traz as determinações a respeito do papel moeda.

Referências e Observações

Nós como empresa “Certidão de Inteiro Teornão realizamos apostilamento de certidões. Apenas oferecemos serviços online, como mencionado no texto apenas alguns cartórios específicos realizam o apostilamento.

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe para ajudar a divulgar este material gratuito!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Aprenda a solicitar sua Dupla Cidadania Espanhola

Aprenda a solicitar sua Dupla Cidadania Espanhola

A dupla cidadania espanhola é o caminho onde muitas pessoas obtém realizações profissionais e/ou pessoais. Hoje você vai descobrir os critérios e documentos necessários para ter uma dupla cidadania espanhola. A Espanha é uma das potências globais mais relevantes,...

ler mais
Descubra Como Obter a Dupla Cidadania Portuguesa!

Descubra Como Obter a Dupla Cidadania Portuguesa!

Conseguir a dupla nacionalidade portuguesa é um sonho possível para diversos brasileiros. Afinal, há muitos descendentes lusos no país e essa pode ser uma bela oportunidade buscando iniciar uma vida na Europa. Além disso, há uma série de vantagens e benefícios, como...

ler mais
Saiba como fazer a Dupla Cidadania Italiana AQUI!

Saiba como fazer a Dupla Cidadania Italiana AQUI!

Através da Dupla Cidadania Italiana, uma pessoa passa a ter os mesmos direitos dos cidadãos nascidos no país. Ou seja, pode viver, estudar e trabalhar livremente no país, aproveitando as oportunidades da União Europeia. Existem três formas de obter a Dupla Cidadania...

ler mais