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Quando finalmente alcançamos a aprovação em um concurso público, o próximo passo é garantir a posse no tão sonhado cargo, para isso, é imprescindível estar atento aos documentos exigidos para posse em concurso público.
Esse processo, embora burocrático, é essencial para formalizar a sua entrada no cargo público e evitar quaisquer problemas futuros.
Ao realizar a convocação, o órgão responsável pelo concurso informa uma lista de documentos que precisam ser apresentados pelo candidato aprovado.
O prazo para entrega costuma ser bem curto, o que reforça a necessidade de organização, neste artigo do Certidão de Inteiro Teor, detalhamos os principais documentos exigidos para posse em concurso público.
Documentos exigidos para posse em concurso público
Os documentos exigidos para posse em concurso público solicitados podem variar um pouco entre os órgãos e esferas do serviço público (municipal, estadual e federal). No entanto, alguns itens são padrão e quase sempre pedidos, abaixo, listamos os mais comuns.
Documentos pessoais
- RG e CPF original e cópia: o RG deve estar em bom estado e dentro do prazo de validade
- Comprovante de residência: normalmente atualizado (emitido nos últimos 90 dias)
- Certidão de quitação eleitoral: disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
- Certidão de reservista (para homens): documento que comprova a regularidade com o serviço militar
- Certidão de nascimento: este é um dos documentos fundamentais que comprovam a sua identidade e nacionalidade desde o nascimento.
Caso você precisa da sua certidão de nascimento em inteiro teor, basta seguir o passo a passo a seguir e obter o documento:
- Clique em pedir certidão
- Informe seu nome completo, e-mail, telefone de contato e aceite dos termos
- Clique na opção de CERTIDÃO DE NASCIMENTO
- Informe o estado, cidade e nome do cartório
- Insira os dados da certidão
- Escolha a opção Inteiro Teor
- Informe seus dados de cadastro e/ou entrega
- Realize o pagamento e aguarde a entrega da sua certidão.
Documentos relativos à formação
- Diploma ou certificado de conclusão: caso o cargo exija nível superior, técnico ou médio, o documento deve ser oficialmente reconhecido pelo MEC
- Registro em Conselho de Classe: para profissões regulamentadas (como médicos, advogados e engenheiros), é necessário apresentar o registro profissional.
Outras certificações e declarações
- Certidão negativa de antecedentes criminais: emitida pela Justiça Estadual e Federal
- Atestado de saúde ocupacional (ASO): emitido por médico do trabalho ou clínica credenciada para comprovar aptidão física e mental para o cargo
- Comprovante de experiência, quando aplicável: se o cargo exigir um tempo mínimo de atuação, os documentos devem validar essa experiência.
A dica aqui é revisar com calma o edital da sua prova, pois ele geralmente especifica os documentos específicos para a posse.
O que acontece se não apresentar os documentos certos?
Não apresentar os documentos corretos ou entregar fora do prazo pode trazer sérios problemas.
O principal risco é a perda da vaga, isso acontece porque o descumprimento à chamada para a posse é interpretado como desistência da vaga pública.
Imagine passar anos estudando, enfrentando uma enorme concorrência, para finalmente ser aprovado e tudo isso se perder pela falta de organização documental.
Outro problema comum é a entrega de documentos incompletos ou ilegíveis, órgãos públicos são rigorosos ao analisar essas informações, pois elas garantem a transparência e a legalidade no acesso ao serviço público.
Caso um documento esteja ausente ou fora dos padrões, a posse pode ser suspensa até a regularização (se o órgão permitir ajustes).
Garantir a posse no cargo público é um momento de celebração e vitória, mas para que essa etapa ocorra sem contratempos, é fundamental estar com todos os documentos exigidos para posse em concurso público em mãos.
Acompanhe os próximos conteúdos do nosso site para mais orientações sobre concursos públicos, etapas do processo e dicas de organização!