Documentos Necessários Para O Casamento No Exterior

O casamento no exterior necessita de algumas comprovações que serão realizadas através da juntada de alguns documentos.

Apesar de uma pequena variação em alguns países, a lista de documentos necessários pode ser resumida.

Acompanhe quais documentos você precisará reunir a fim poder realizar o seu casamento no exterior e o procedimento a ser cumprido.

A atualização do estado civil

Apesar da lista aqui apresentada ser composta por documentação comum em diversos países na realização de casamentos no exterior, é importante que quando você for realizar o seu faça a consulta no cartório da cidade onde for realizar o seu casamento, visando confirmação de documentação e de taxas a serem pagas para o procedimento.

Também é bom lembrar que o cidadão brasileiro que for casar no exterior deverá procurar a embaixada brasileira após o procedimento de atualização do seu estado civil, através do seu registro do casamento civil e posterior regularização do estado civil.

Esse procedimento de atualização do estado civil é obrigatório a todos os cidadãos brasileiros que morem temporária ou definitivamente em outro país. Sendo assim, serve a fim de que seus dados sejam mantidos em ordem.

Qualquer alteração em sua documentação deve passar por um processo de atualização cadastral.

Logo, através da atualização de seu estado civil, todos os efeitos de um casamento passam a refletir em sua vida. Desde o aspecto familiar, social e jurídico.

Leia Também: Onde emitir sua certidão de nascimento atualizada?

Documentos necessários para realizar o casamento

Porém, anterior ao procedimento de regularização do estado civil perante as autoridades, o brasileiro deverá providenciar alguns documentos buscando que seja possível a realização do casamento no exterior, bem como a realização de alguns procedimentos de validação da documentação.

A lista de documentos não é extensa nem são documentos difíceis de serem providenciados. Porém, passa por certidões de inteiro teor, que devem estar atualizadas, declarações e atestados. Alguns países, ainda, exigem também o RG.

Alguns documentos deverão passar por tradução de tradutor público juramentado e legalização no Consulado do País em que será realizado o casamento.

Quanto ao RG, somente alguns países do Mercosul exigem o mesmo.

Já o Passaporte constando o carimbo de entrada no país de realização do casamento é obrigatório em qualquer país.

Os outros documentos exigidos são:

  • Atestado de Antecedentes Criminais;
  • Certidão de Nascimento de Inteiro Teor Atualizada (aos noivos solteiros);
  • Certidão de Óbito do cônjuge falecido(a) e de Casamento, sendo as duas de inteiro teor e atualizadas (no caso de noivos viúvos)
  • Certidão de Casamento com a averbação do divórcio, devendo ser de inteiro teor e atualizada (no caso de noivos divorciados).

Também são necessárias as Declarações de Estado Civil, de Residência e de Vida.

Todas as certidões, declarações e atestados deverão passar pela legalização no Consulado do País de realização do casamento e pela tradução de tradutor público juramentado, assim como a legalização no Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O que devo fazer para registrar o casamento no Brasil?

Após a realização do casamento no exterior, o cidadão brasileiro deverá realizar a transcrição da certidão de casamento no cartório de sua residência no Brasil ou no 1º Ofício do Registro Civil do Distrito Federal, a fim de que o casamento possa ser registrado no Brasil e possa passar a vigorar seus efeitos.

Referências e Observações

Realizamos a emissão da 2ª via atualizadas em Breve Relato ou Inteiro Teor de nascimento, casamento, óbito.

Solicite a certidão clique aqui.

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe e ajude a divulgar este material gratuito!

Documentos Necessários Para Casamento No Exterior
5 (100%) 1 vote[s]

Pin It on Pinterest