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Para que se possa fazer alguns procedimentos ou atividades no Brasil, é necessário apresentar alguns documentos.
A matrícula de um imóvel em inteiro teor, por exemplo, pode ser solicitada pra fins de inventário, financiamentos ou elaboração de escrituras.
Saiba como obter a 2ª via da matrícula do imóvel em inteiro teor.
Você sabe o que é inteiro teor?
A fim de entendermos o que é o inteiro teor ou certidão integral primeiro devemos entender como é uma certidão simplificada.
Na certidão simplificada irá conter as informações principais de um registro, essas são certidões comuns que são emitidas através do cartório.
Esta certidão é suficiente à grande maioria dos fins, mas não atende todas as necessidades.
Já a certidão integral é uma certidão que reproduz de forma integral o que consta no livro de registros. Assim sendo, são utilizadas as mesmas palavras, letras e todos os elementos que estiverem no livro original, ele transcreve as informações de forma fiel.
Onde realizar o pedido do documento?
Assim como todos os pedidos que envolvem imóveis são pertinentes ao cartório de registro de imóveis da cidade em que o imóvel em questão foi registrado.
Caso não possa ir até a cidade onde o cartório se localiza você pode realizar este pedido também pela internet sem sair de casa.
Segunda via da matrícula do Imóvel em inteiro teor
Buscando que a emissão da certidão em inteiro teor do imóvel seja possível, se faz necessário possuir dados do imóvel. Como, por exemplo, o endereço completo do imóvel, o nome do proprietário e a matrícula do imóvel registrado.
Essas informações são necessárias a fim de que seja localizado o registro do imóvel do qual serão obtidos os dados utilizados visando a confecção da segunda via.
Certidão de inteiro teor online
Muitas pessoas precisam de uma certidão de inteiro teor e não residem mais na cidade em que possuem o imóvel.
Devido a falta de tempo algumas pessoas não conseguem comparecer pessoalmente até o cartório para solicitar a certidão.
Desta forma, através do Cartório Online Brasil o mesmo poderá realizar o pedido online de forma prática e rápida.
Leia Também: Averbação de Registro do Imóvel – O que é e como fazer?
Quem pode solicitar a 2ª via da matrícula do imóvel em inteiro teor?
O ideal é que seja solicitada pelo responsável do imóvel. No entanto, em pode ser solicitada por qualquer interessado que possua os dados completos do imóvel.
Quanto poderá custar a emissão do documento?
Os valores dependerão de cada estado, mas também dependerá da data da matrícula do imóvel que costuma interferir no preço.
Essa variação do valor devido ao tempo da matrícula se deve a que registros antigos não estão digitalizados. Dessa forma a emissão depende da digitalização do documento original.
Prazo de emissão
Se o pedido for feito diretamente ao cartório, são eles que irão determinar o prazo de entrega, alguns costumam demorar apenas alguns dias, já outros poderão exigir algumas semanas.
Se o pedido for feito de forma online pode demorar em torno de 20 dias, podendo também variar dependendo do local onde se encontra a matrícula e onde deverá ser entregue.
Validade legal após a sua data de emissão
Primeiro é preciso analisar o motivo que você precisa da matrícula, algumas transações estabelecem um prazo de validade à documentação que será utilizada.
É importante também informar ao cartório qual a finalidade, assim fica mais fácil negociar, caso existam prazos a cumprir.
Referências e Observações
Realizamos a emissão da segunda via de Certidões de Registro de Imóvel em Inteiro, confira acessando aqui.
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