A certidão de casamento de inteiro teor é um documento fundamental para processos de solicitação de dupla cidadania.

Mas sua aplicação vai além dessa necessidade primordial. A declaração é útil em demais situações que envolvam países estrangeiros, transações financeiras, compra de imóveis, entre outros.

Essas são algumas das razões pelas quais esse registro é tão requisitado.

Então, se algum desses casos acima é o seu, acompanhe este post. Nele, lhe mostraremos todos os detalhes sobre essa documentação e como emiti-la com praticidade.

Você verá como é fácil, através de nosso passo a passo, requerer sua certidão agora mesmo.

O que é a certidão de casamento de inteiro teor e para que ela serve?

A certidão de casamento possui duas versões: a simplificada ou de inteiro teor. A diferença entre as duas está nas informações.

A simplificada possui um conteúdo resumido do registro matrimonial. Já a de inteiro teor é completa e ainda pode ter sua emissão de duas formas:

  • A emissão Reprográfica que é a Fotocópia fiel do livro de registro.
  • A emissão Digitada que é a transcrição digital do livro de registro.

Ambas contém as mesmas informações do registro, tais como: dados do nascimento, dados da filiação, mudanças pelas quais as pessoas envolvidas passaram, etc. Porém a reprográfica é um descrito fiel do livro de registros do cartório, sendo assim o formato mais completo da certidão por conter até as assinaturas da época. Confira mais orientações de qual formato de certidão em inteiro teor utilizar.

Dessa maneira, a certidão de inteiro teor é exigida para solicitar dupla cidadania ou se casar fora do Brasil. Além disso, pode ser necessário para abrir conta corrente, negociar imóveis, financiamentos bancários e inventários.

Também é comum que se aplique em reagrupamentos familiares. Quando alguém, que vive em outro país, tem o direito de levar familiares consigo.

Quem pode solicitar esse documento?

Normalmente, os próprios cônjuges fazem a solicitação da certidão de casamento de inteiro teor.

Outra possibilidade é que se faça uma procuração, com firma reconhecida, para que um terceiro realize o pedido. Para algumas situações é necessário preencher um formulário de requisição.

No entanto, com serviços cartoriais disponíveis online, fazer essa solicitação hoje é muito mais fácil do que se imagina. A seguir lhe mostraremos como.

Passo a passo para requerer a certidão de casamento de inteiro teor agora mesmo!

  • Acesse nosso site – Certidão de Inteiro Teor – e clique em “Iniciar Pedido”
  • Informe o tipo de certidão que deseja solicitar: Certidão de Inteiro teor de Casamento
  • Insira os dados da sua certidão original (estado, cidade e cartório, cônjuges, data)
  • Em seguida coloque o destino de utilização, a forma de emissão e se deseja o apostilamento de haia
  • Por fim, complete os campos com seus dados, demais informações de envio e pagamento.

Fácil, não é? Fazer o pedido online é muito prático e você ainda receberá a sua certidão no conforto da sua casa. Tudo isso sem que precise se deslocar, enfrentar filas e/ou burocracias.

 

Já em casos de dupla cidadania, você pode pedir para que o cartório online já faça o apostilamento e envio para o exterior.

E lembre-se: a certidão de casamento de inteiro teor é fundamental nesse processo.

Para cidadania italiana, por exemplo, o documento é exigido pelos consulados desde 2009. Seja o requerimento feito no Brasil ou na Itália.

Mais Comodidade e Facilidade para Você!

Você viu o quanto a certidão de casamento de inteiro teor é essencial em diversas situações. Principalmente as que envolvem outros países.

Porém, com as informações que você tem agora, ficou mais simples se planejar. Você já sabe o que fazer para ter acesso a esse documento e obter êxito na requisição da sua dupla cidadania ou demais necessidades.

Dessa forma, continue a acompanhar o nosso blog para saber mais sobre o assunto, curiosidades e outras dicas práticas.

No entanto, se você ainda tiver alguma dúvida sobre o tema desta publicação, fique à vontade para perguntar. A sua participação é muito bem-vinda e, além de sanar sua dúvida, ajudaremos outros leitores do blog.

Conte conosco. Um grande abraço e até o próximo!

Pin It on Pinterest