Mas afinal, a Certidão de Inteiro Teor tem validade? - Certidão de Inteiro Teor

Mas afinal, a Certidão de Inteiro Teor tem validade?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 3 maio 21
certidão de inteiro teor tem validade

Conteúdo da Matéria

Primeiramente, muitos não sabem se a certidão de inteiro teor tem validade, pois, esse documento só é utilizado em casos específicos.

Portanto, alguns documentos, como a certidão de inteiro teor, sempre serão solicitados em processos como financiamento, dupla cidadania, casamento fora do país e outros.

Contudo, tratam-se de documentos nos quais temos pouco contato, pois nem sempre são necessários.

Com a obrigação de apresentá-los nesses eventos, algumas dúvidas são inevitáveis. Por exemplo, a certidão de inteiro teor tem validade? Posso conseguir sem dificuldade?

Esses são questionamentos comuns, portanto, vamos esclarecer algumas questões para tornar o processo bem mais fácil e saiba se a certidão de inteiro teor tem validade!

Certidão de inteiro teor do imóvel – Aprenda a solicitar online!

O que é a certidão de inteiro teor?

A certidão de inteiro teor é como uma ficha sobre a sua vida. No documento consta todos os dados presentes no livro de registro, ou livro de assento, ao longo dos anos. Ou seja, o seu documento apresenta informações detalhadas sobre você, inclusive informando o seu nascimento e as modificações realizadas até hoje. Sendo assim, caso tenha se casado, teve filhos, se trabalhou com algo, se divorciou ou qualquer acontecimento do gênero, ficará registrado neste documento de forma atualizada e completa. Portanto, é um documento de extrema importância em casos de solicitação de entrada ao processo de dupla cidadania, abertura de contas bancárias ou solicitação de empréstimo.

A certidão de inteiro teor tem validade?

Sim, a certidão de inteiro teor tem validade para ser utilizada. Os prazos variam conforme a finalidade e com o órgão ao qual ela será apresentada. Isso porque não há uma data concreta e previamente determinada pela lei a fim de verificar se o documento ainda tem validade. Ainda assim, existem algumas práticas “informais” muito úteis a fim de se embasar se a certidão de inteiro teor tem validade. Por exemplo, antes do apostilamento, a maioria dos consulados aceitam certidões emitidas há menos de 1 ano. Depois do apostilamento, só certidões de inteiro teor apostiladas há menos de 6 meses tem validade e são aceitas na maioria das instituições. Por conta desse prazo abrangente, é aconselhado verificar o prazo de apresentação através do contato direto com a instituição solicitante a fim de verificar se a certidão tem validade. Após concluir essa etapa, basta solicitar a sua. Saiba como solicitar no próximo tópico!

Onde solicitar a emissão?

A certidão de inteiro teor pode ser solicitada de duas formas, ambas, muito fáceis. Portanto, pode-se fazer a solicitação no cartório onde você foi registrado ou onde você se casou. Lá, basta solicitar, preencher o formulário, assinar ele e reconhecer firma. Contudo, caso prefira a praticidade e não deseja ir até o cartório para conseguir a sua certidão, pode solicitar pela internet. Pelo meio eletrônico você pode acessar o Cartório Online e realizar a emissão da certidão na qual tem validade. Para isso, basta apresentar o formulário solicitado de forma completa. Brincar com prazos e documentações pode custar muito caro durante alguns processos. Então, agora você já sabe se a certidão de inteiro teor tem validade, não deixe de correr atrás da sua!

Aprenda a solicitar sua Dupla Cidadania Espanhola

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

O que é a ata notarial de posse?

O que é a ata notarial de posse?

A ata notarial de posse é um documento útil na disputa de um imóvel. Para ingressar num pedido de usucapião é preciso juntar alguns documentos, alguns só são liberados por cartórios. Dentre esses está a ata notarial de posse e o que consta nesse tipo de declaração?...

ler mais
O que é e como é feito um testamento vital?

O que é e como é feito um testamento vital?

O testamento vital é um meio de autorizar ou não a exposição de uma pessoa a tratamentos de ordem médica, descubra os principais aspectos desse instrumento jurídico. Segundo o site Medicina S/A, nos últimos 10 o número de testamentos vitais cresceram 845%. Ninguém...

ler mais
Como fazer retificação de certidão?

Como fazer retificação de certidão?

A retificação de certidão é um processo solicitado para quem deseja dupla cidadania. Documentos civis emitidos com erros, seja por uma letra ou número, podem não ser aceitos em alguns processos. E o que fazer neste caso? Bem, é possível solicitar a retificação de...

ler mais