Qual é o valor da Certidão de Inteiro Teor? - Certidão de Inteiro Teor

Qual é o valor da Certidão de Inteiro Teor?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 22 mar 24
valor da certidão de inteiro teor

Tem interesse em saber mais sobre o valor da certidão de inteiro teor? Aqui a gente te mostra em detalhes!

A certidão de inteiro teor é um documento emitido por cartórios de registro civil que contém todas as informações do registro original de nascimento, casamento, óbito ou qualquer outro ato registrado.

Frequentemente, é solicitada para diversos procedimentos, pois fornece um histórico completo e detalhado do registro sem omitir nenhuma informação.

Confira abaixo mais detalhes sobre o valor da certidão de inteiro teor e como fazer a emissão desse documento.

Valor da certidão de inteiro teor: Quanto custa?

Tomando como base os valor da certidão de inteiro teor do nosso site, ficam da seguinte maneira:

Vale lembrar que os valores acima não incluem taxas de envio, somente o valor do documento, para calcular os valores entrega junto, recomendamos usar a nossa Calculadora de Valores.

Você pode emitir a sua segunda via de certidão de casamento, nascimento, óbito ou de imóvel diretamente da sua casa, veja como fazer:

  1. Clique em emitir sua certidão
  2. Informe seu nome completo, e-mail, telefone de contato e aceite dos termos
  3. Clique na opção de certidão que você precisa
  4. Informe o estado, cidade e nome do cartório
  5. Insira os dados da certidão
  6. Escolha a opção de certidão “Inteiro Teor
  7. Informe seus dados de cadastro e/ou entrega
  8. Realize o pagamento e aguarde a entrega da sua certidão.

Uma certidão de inteiro teor, também conhecida como certidão de inteiro conteúdo ou verbo ad verbum, é uma cópia fiel de todo o conteúdo de um ato de registro civil.

Ao contrário das certidões simplificadas ou resumidas, que contêm apenas informações essenciais como nome, data e local do evento registrado, a certidão de inteiro teor reproduz integralmente todos os dados e anotações existentes no registro original, isso inclui informações sobre:

  • Averbações
  • Anotações marginais
  • Alterações
  • Qualquer outro elemento que conste no livro de registro.

Esse tipo de certidão é imprescindível quando se necessita da transcrição completa do documento original, sem resumos ou edições.

A apresentação da certidão de inteiro teor é frequentemente exigida em situações onde a integridade e a completude do documento original são fundamentais para a comprovação de informações em sua forma mais detalhada e precisa.

valor da certidão de inteiro teor

Para quê é usada uma certidão de inteiro teor?

A certidão de inteiro teor é utilizada em uma variedade de contextos e procedimentos onde é necessário comprovar com precisão as informações de um registro civil, algumas das utilizações mais comuns incluem as citadas abaixo.

1. Processos de Cidadania

Para quem está aplicando para a cidadania de outro país, especialmente quando se trata de cidadania por descendência, é comum que seja solicitada a apresentação de uma certidão de inteiro teor.

Isso porque as autoridades estrangeiras precisam verificar todas as informações dos antepassados do requerente.

2. Procedimentos Judiciais

Em casos de disputas legais, como heranças, partilhas e processos de reconhecimento de paternidade, a certidão inteiro teor é uma prova documental que oferece um histórico completo das informações relacionadas ao indivíduo em questão.

3. Retificações de Registro

Quando se deseja corrigir informações em um registro civil, um documento de inteiro teor é fundamental para identificar todas as informações que constam no documento original e que precisam ser corrigidas.

4. Genealogia

Para aqueles que estudam sua árvore genealógica e buscam um entendimento completo de sua história familiar, as certidões de inteiro teor fornecem detalhes que vão além das informações básicas, ajudando a compor um quadro mais rico da vida dos antepassados.

5. Adoção

No processo de adoção, é importante ter acesso a todos os detalhes do registro original, o que é possível por meio da certidão de inteiro teor.

Ela ajuda a preservar a história do adotado e garantir a transparência e legalidade do processo.

6. Registro de Imóveis

No caso de transações imobiliárias, a certidão inteiro teor pode ser necessária para comprovar a titularidade e a cadeia dominial de um imóvel, assegurando que todas as transações anteriores foram realizadas de acordo com a lei.

Com todas essas informações relacionadas ao valor da certidão de inteiro teor, não perca tempo, faça a emissão desse documento!

Novas opções de conteúdos relacionados a esse tema podem ser encontradas acessando o nosso site!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Para que serve a transcrição de certidão de nascimento?

Para que serve a transcrição de certidão de nascimento?

A transcrição de certidão de nascimento é um processo administrativo fundamental para muitas pessoas, especialmente aquelas que lidam com situações internacionais de residência ou cidadania. Entender sobre esse conceito é importante, visto que impede imprevistos...

ler mais
Quanto é o valor da Certidão de Óbito?

Quanto é o valor da Certidão de Óbito?

Precisa saber qual é o valor da certidão de óbito antes de fazer a emissão? Aqui você pode saber mais sobre esse documento. A certidão de óbito é um documento de fundamental importância na sociedade, trata-se de uma peça chave que atesta oficialmente o falecimento de...

ler mais